Palavras usadas no Sul do Brasil

Com a diversidade cultural do Brasil e a imensidão do seu território é possível observar variações linguísticas entre as cinco regiões que dividem o país: norte, nordeste, centro oeste, sudeste e sul.

A região sul é a menor do país, já que conta apenas com três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No entanto possui uma população de quase 28 milhões de habitantes e se caracteriza pela sua variação da língua portuguesa, como por exemplo o uso do pronome pessoal na segunda pessoa do singular (tu) e palavras adaptadas a sua cultura e costumes.

Conjuntamente, e devido a sua colonização europeia (ucranianos, eslavos, alemães e italianos na sua maioria) se observa também a variação de sotaques em diferentes cidades da região, como nos casos das capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre que não possuem a mesma pronunciação da língua portuguesa porque estão influenciadas por sua cultura e entorno.

Exemplos de palavras usadas no Sul:

  1. Atacar
  2. Bodoque
  3. Cobrador
  4. Lancheira
  5. Lomba
  6. Bergamota
  7. Cacetinho
  8. Capaz
  9. Chapeação
  10. Chimia
  11. Fardamento
  12. Lagartear
  13. Lindeiro
  14. Negrinho
  15. Pandorga
  16. Pechada
  17. Pila
  18. Pisar
  19. Sinaleira
  20. Tchê
  21. Guria
  22. Pia
  23. Trilegal

Citar en formato APA: ( A. 2014, 09. Palavras usadas no Sul do Brasil. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-usadas-no-sul-do-brasil/.)