A semântica trata da significação das palavras em um idioma e possui nove divisões: antônimo, sinônimo, homônimos, parônimos, polissemia, sentido próprio, sentido figurado, denotação e conotação.
No caso das palavras sinônimas são aquelas palavras que apresentam um sentido igual ou aproximado e por esse motivo é indiferente trocar uma palavra pela outra. Por exemplo: estudar (sinônimo: averiguar, educar-se, planejar, preparar-se, instruir-se), reclamar (sinônimo: reivindicar, demandar, exigir, pedir, pleitear, postular, requerer, solicitar), usar (sinônimo: utilizar, adotar, empregar, escolher), falar (sinônimo: dizer, articular, expressar, exprimir, proferir, pronunciar), observar (sinônimo: contemplar, admirar, apreciar, fitar, mirar, olhar), adversário (sinônimo: antagonista), colóquio (sinônimo: diálogo) e transformação (sinônimo: metamorfose).
O término sinónimo é de origem grega synonimos (syn -> com e onimos -> nome) e é utilizado para termos que podem ser trocados um pelo outro sem alterar o sentido do enunciado, ou seja possuem o mesmo sentido ou significação quase idêntica.
Conhecer o sinônimo das palavras está associado diretamente a uma pessoa com um amplio vocabulário e elevado nível de estudos. Para isso, o recomendado é realizar diferentes leituras e consultar sempre um dicionário quando não conheça o significado de uma palavra, já que essa é a melhor forma de aumentar o vocabulário na língua portuguesa e ter uma excelente escrita e perfeita oratória.
Por que é importante ter um vocabulário amplio? Para evitar repetições de palavras e não empregar uma oratória ou escrita pouco interessante e pobre em quanto ao conhecimento da língua portuguesa. No entanto é necessário atenção ao uso de palavras sinônimas já que existem dois casos: palavras sinônimas perfeitas e palavras sinônimas imperfeitas.
Palavras sinónimas perfeitas são aquelas que possuem significado idêntico, como por exemplo: morrer e falecer, língua e idioma.
Já no caso das palavras sinónimas imperfeitas os significados são próximos mas não idênticos, como por exemplo: rico e milionário, córrego e riacho.
Exemplos de palavras antônimas:
Alternar e modificar
Após e depois
Avaro e avarento
Belo e formoso
Bonito e belo
Burro e asno
Cão e cachorro
Carro e automóvel
Catorze e quatorze
Cidade e município
Claro e branco
Consentir e permitir
Córrego e riacho
Escarradeira e cuspideira
Escuro e preto
Feliz e alegre
Fuzil e rifle
Gordo e obeso
Lábio e beiço
Leste e oriente
Léxico e vocabulário
Linda e bonita
Língua e idioma
Morrer e falecer
Operário e artífice
Rico e milionário