Palavras sinônimas

A semântica trata da significação das palavras em um idioma e possui nove divisões: antônimo, sinônimo, homônimos, parônimos, polissemia, sentido próprio, sentido figurado, denotação e conotação.

No caso das palavras sinônimas são aquelas palavras que apresentam um sentido igual ou aproximado e por esse motivo é indiferente trocar uma palavra pela outra. Por exemplo: estudar (sinônimo: averiguar, educar-se, planejar, preparar-se, instruir-se), reclamar (sinônimo: reivindicar, demandar, exigir, pedir, pleitear, postular, requerer, solicitar), usar (sinônimo: utilizar, adotar, empregar, escolher), falar (sinônimo: dizer, articular, expressar, exprimir, proferir, pronunciar), observar (sinônimo: contemplar, admirar, apreciar, fitar, mirar, olhar), adversário (sinônimo: antagonista), colóquio (sinônimo: diálogo) e transformação (sinônimo: metamorfose).

O término sinónimo é de origem grega synonimos (syn -> com e onimos -> nome) e é utilizado para termos que podem ser trocados um pelo outro sem alterar o sentido do enunciado, ou seja possuem o mesmo sentido ou significação quase idêntica.

Conhecer o sinônimo das palavras está associado diretamente a uma pessoa com um amplio vocabulário e elevado nível de estudos. Para isso, o recomendado é realizar diferentes leituras e consultar sempre um dicionário quando não conheça o significado de uma palavra, já que essa é a melhor forma de aumentar o vocabulário na língua portuguesa e ter uma excelente escrita e perfeita oratória.

Por que é importante ter um vocabulário amplio? Para evitar repetições de palavras e não empregar uma oratória ou escrita pouco interessante e pobre em quanto ao conhecimento da língua portuguesa. No entanto é necessário atenção ao uso de palavras sinônimas já que existem dois casos: palavras sinônimas perfeitas e palavras sinônimas imperfeitas.

Palavras sinónimas perfeitas são aquelas que possuem significado idêntico, como por exemplo: morrer e falecer, língua e idioma.

Já no caso das palavras sinónimas imperfeitas os significados são próximos mas não idênticos, como por exemplo: rico e milionário, córrego e riacho.

Exemplos de palavras antônimas:

Alternar e modificar

Após e depois

Avaro e avarento

Belo e formoso

Bonito e belo

Burro e asno

Cão e cachorro

Carro e automóvel

Catorze e quatorze

Cidade e município

Claro e branco

Consentir e permitir

Córrego e riacho

Escarradeira e cuspideira

Escuro e preto

Feliz e alegre

Fuzil e rifle

Gordo e obeso

Lábio e beiço

Leste e oriente

Léxico e vocabulário

Linda e bonita

Língua e idioma

Morrer e falecer

Operário e artífice

Rico e milionário

Citar en formato APA: ( A. 2014, 02. Palavras sinônimas. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-sinonimas/.)