Palavras para ditado

O ditado é um exercício realizado pelos professores na sala de aula, no qual o objetivo é o ensino e o controle da ortografia já que ele consiste em escrever as palavras (ou frases ou textos) que foram ditas pelo professor. Ou seja, uma palavra é expressada de forma oral e deve ser representada de forma gráfica para comprovar que o estudante conhece as regras gramaticais da língua portuguesa.

Dessa forma, as palavras para ditado são, geralmente, escolhidas em base a grupos temáticos e nível de dificuldade. Dentro da separação, os grupos de palavras podem ser definidos não apenas por temas, mas por conjuntos de regras gramaticais ou o uso de dígrafos.

Os dígrafos (duas letras diferentes representam o mesmo fonema) costuma representar o maior grau de dificuldade de um ditado. Isso porque é necessário saber de memória quando usar as letras: ss, sc, sç, xc, rr, xs, entre outros.

Exemplos de palavras para ditado:

Grupo temático

  1. Azul
  2. Verde
  3. Marrom
  4. Amarelo
  5. Cinza
  6. Abacaxi
  7. Morango
  8. Maça
  9. Melancia
  10. Melão

Grupo por grau de dificuldade:

  1. Assunto
  2. Assento
  3. Ascensão
  4. Descendente
  5. Crescer
  6. Exceção
  7. Excesso
  8. Excelente
  9. Exsurgir
  10. Exsudar

 

Citar en formato APA: ( A. 2014, 09. Palavras para ditado. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-para-ditado/.)