Palavras homônimas

As palavras homônimas são palavras idênticas na pronuncia e também na grafia mas com significados distintos. Por serem idênticas gramaticalmente não apresentam problemas quando o assunto é ortografia. Dito de outra forma, as palavras homônimas possuem igualdade entre a pronúncia de dois ou mais vocábulos de diferentes significados.

Um dos casos mais comuns de notar a presença de palavras homônimas é na comparação entre substantivos e verbos, já que apresentam a mesma pronuncia e grafia mas com significados completamente diferentes. Por exemplo: caminho (referente a direção, destino que leva de um lugar ao outro) e caminho (conjugação da primeira pessoa do singular do verbo caminhar); são (referente a saudável, sadio), são (conjugação da terceira pessoa do plural do verbo ser) e são (como forma reduzida para denominar um santo como por exemplo São Judas Tadeu, São Francisco e São José).

Nesse caso em especial é importante conhecer todos os significas que se podem atribuir a cada palavra homônima principalmente para ampliar o vocabulário dentro da língua portuguesa e dessa forma apresentar uma excelente oratória e redação.

A melhor maneira de conhecer todos os significados de cada palavra homônima do idioma português é através da leitura e também pela consulta ao dicionário. Isso porque o livro de consulta trabalha com todos os significados possíveis para cada vocábulo do idioma, ou seja, ideal para esses casos.

Para ficar mais fácil, confira um resumo sobre como se classificam as palavras homófonas: elas possuem fonética idêntica (modo de pronunciar), possuem grafia idêntica (modo de escrever) mas com significados completamente diferentes.

Exemplos de palavras homônimas:

Amo: referente a Senhor

Amo: referente ao verbo amar

 

Canto: referente ao verbo cantar

Canto: referente ao ângulo

 

São: referente a saudável, sadio

São: conjugação da terceira pessoa do plural do verbo ser

São: palavra reduzida para referir-se a um santo como por exemplo São Judas Tadeu

 

Vão: referente ao verbo ir

Vão: referente a um espaço, abertura

 

Pregar: fincar pregos

Pregar: fazer sermão

 

Grama: capim

Grama: unidade de peso

 

Fato: acontecimento

Fato: roupa

 

Cedo: do verbo ceder

Cedo: pela manhã

 

Caminho: referente a direção, destino que leva de um lugar ao outro

Caminho: conjugação da primeira pessoa do singular do verbo caminhar

Citar en formato APA: ( A. 2014, 02. Palavras homônimas. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-homonimas/.)