Palavras em turco

O turco é uma língua da família altaica e idioma oficial da Turquia, país euro asiático com 76 milhões de habitantes, também é um dos idiomas oficiais utilizado no Norte de Chipre e falado em algumas partes da Bulgária, Grécia, Arménia, Romênia e Macedônia. No seu início o idioma utilizava a escrita Orkhon passando também pelo alfabeto cirílico, árabe, grego e até arménio até chegar ao latim.

A língua turca pertence à família altaica-turcomana-oguz-turco e atualmente o alfabeto do turco moderno se caracteriza porque ser uma derivação do alfabeto latino composto por 29 letras, das quais 21 são consoantes e oito são vogais. Um dado importante sobre a língua turca é o fato das letras Q, W e X são utilizadas apenas em palavras estrangeiras.

O aprendizado do idioma turco não é considerado complexo já que a sua ortografia é fonética, ou seja, uma palavra pode ser facilmente reconhecida pela forma como é escrita (a diferença do francês por exemplo). Outra curiosidade sobre o idioma é a ausência de gêneros (feminino e masculino) e a harmonia das vogais ao pronunciar palavras.

Enquanto a pronunciação e sotaques do idioma turco, a forma considerada padrão do idioma é a falada na cidade de Istambul, capital da Turquia. No entanto, podem ser encontradas até 12 derivações ou dialetos do turco padrão, eles são: rumeliano, kibris, edirne, ege, yörük, goynuk, dogu, orta anadolu, karadeniz, kastamonu, hemsince e karamanlica.

A literatura turca possui escritores de destaque entre os quais estão: Turgut Özakman (Os loucos turcos), Orhan Pamuk (A cidade branca), Buket Uzuner (Gente de Istambul), lhsan Oktay Anar,  Yusuf Atilgan, Ayse Kulin, Nazli Eray Uzuner, Kürsat Basat, Pinar Kür, Iskender Pala, Hasan Ali Topbas e Alev Alatli.

Em relação à música existem artistas famosos turcos que fizeram sucesso no Brasil, o principal deles é Tarkan com a música Kiss Kiss, considerado o rei do pop na Turquia.

Exemplos de palavras em turco:

Açik (Aberto)

Bayan (Mulheres)

Biktim (Estou doente)

Evet (Sim)

Güle (Tchau)

Gúnaydin (Bom dia)

Günaydin (Bom dia)

Hayir (Não)

Iyi günler (Boa tarde)

Kapali (Fechado)

Kusura (Desculpa)

Merhaba (Olá)

Nasilsin (Como está)

On (Dez)

Pardon (Perdão)

Portekizce (Português)

Sifir (Zero)

Tamam (Tudo bem)

Tuvalet (Banheiro)

Yasaktir (Proibido)

Citar en formato APA: ( A. 2014, 03. Palavras em turco. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-em-turco/.)