Palavras em tcheco

O tcheco é uma língua eslava que pertence à família indo europeia. É o idioma oficial da República Tcheca, país com 11 milhões de habitantes, e também utilizado na Áustria, Bulgária, Canadá, Israel, Polônia, Eslováquia, Ucrânia e Estados Unidos graças à imigração a esses países.

A língua tcheca utiliza o alfabeto latino e também sinais diacríticos para compor a sua gramática. Seu alfabeto está composto por 32 letras, sendo 27 consoantes e cinco vogais. As letras utilizadas no idioma tcheco, diferente da língua portuguesa são:  ?, ?, ?, š e ž.

A língua tcheca é um idioma eslavo, assim como também o idioma polonês, o eslovaco e o sórbio. Dentro da República Tcheca, o idioma se divide em dois grandes grupos, eles são: grupo da Bohemia (dialetos falados na região da Bohemia Central) e o outro grupo engloba todos os dialetos falados principalmente na região da Morávia. Dentro dessa classificação, vale a pena destacar que o tcheco considerado comum para todo o país é justamente o que se fala na região da Bohemia Central, principalmente o da cidade de Praga, capital da República Tcheca.

Referente à literatura, os grandes nomes e títulos na língua tcheca são: Franz Kafka (Metamorfose), Bohumil Hrabal (Uma solidão ruidosa), Ivan Klíma (Amor e Lixo), Jan Skácel (Os mortos), Milan Kundera (A Cortina) e Pavel Tigrid (A Primavera de Praga).

Exemplos de palavras em tcheco:

Ahoj (Olá)

Ano (Sim)

Co je to? (O que é isso?)

D?kuji (Obrigado)

Dob?e (Muito bem)

Dobrou noc (Boa noite)

Dobrý den (Bom dia)

Dva (Dois)

Horký / studený (Quente/ Frio)

Já jsem… (Eu sou…)

Jak se máte? (Como vai?)

Jeden (Um)

Jet o pravda? (É verdade?)

Kdo jsi ty? (Quem é você?)

Kolik to stojí? (Quanto custa)

Maso (Carne)

Matka (Mãe)

Mléko (Leite)

Mluvíte anglicky? (Você fala inglês?)

Na shledanou (Tchau)

Ne (Não)

Ned_ele (Domingo)

Nemluvím ?esky (Nao falo tcheco)

Nerozumím (Não compreendo)

Nerozumím (Não entendo)

Osm (Oito)

Otec (Pai)

Pivo (Cerveja)

Promi?te (Desculpa)

Prosím (Por favor)

Sedm (Sete)

Sobota (Sábado)

Ulice (Rua)

Úterý (Terça-feira)

Vchod (Entrada)

Velký / malý (Grande/ Pequeño)

Více / mén? (Mais/ Menos)

Víno (Vinho)

Voda (Água)

Východ (Saída)

Znamká / Pohlednici (Selo/ Uma postal)

Citar en formato APA: ( A. 2014, 03. Palavras em tcheco. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-em-tcheco/.)