Palavras em sueco

O sueco é uma língua germânica setentrional (idiomas nórdicos) e pertence à família indo europeia. É o idioma oficial da Suécia, país com 9 milhões de habitantes, mas também é utilizada em regiões da Finlândia. 

O uso da gramática nesse idioma está regulado pelo Conselho da Língua Sueca e a sua forma escrita utiliza atualmente o alfabeto latino com 29 letras, das quais 21 são consoantes e oito são vogais. O alfabeto citado é igual ao utilizado na língua portuguesa, com exceção de três letras: å, ä e ö.

Quando o assunto é literatura, a língua sueca aporta diversos nomes de peso ao cenário mundial das letras. Entre os principais autores, estão os famosos em venda: Jan Guillou (Kolumnisten), Henning Mankell (Assassinos sem rosto), Stieg Larsson (Os homens que não amavam as mulheres), Camilla Läckberg (As filhas do frio), Astrid Lindgren (Meu mundo perdido) e os clássicos Emanuel Swedenberg e Carl Michael Bellman.

20 palavras em sueco:

1. Allt väl (Tudo bem)
2. Badrum (Banheiro)
3. Ett (um)
4. God morgon (Bom dia)
5. God natt (Boa noite)
6. Hej (Olá)
7. Já (Sim)
8. Jag heter (Eu me chamo)
9. Kvinnor (Mulher)
10. Ledsen (Desculpa)
11. Lördag (Sábado)
12. Män (Homens)
13. Nej (Não)
14. Onsdag (Quarta-feira)
15. Öppet (Aberto)
16. Söndag (Domingo)
17. Tack (Obrigada)
18. Tisdag (Terça-feira)
19. Utfart (Saída)
20. Vänligen (Por favor)

Citar en formato APA: ( A. 2014, 03. Palavras em sueco. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-em-sueco/.)