O polonês é uma língua eslava que pertence à família indo europeia. É o idioma oficial da Polônia, país com 40 milhões de habitantes, e também utilizado em países com grande presença da colônia polaca, como por exemplo, Estados Unidos e Inglaterra. O total de falantes fora da Polônia é de 20 milhões de pessoas.
A gramática do idioma polonês utiliza o alfabeto latino junto aos signos diacríticos e as regras gramaticais estão reguladas pelo Conselho da Língua Polaca. O alfabeto reúne 33 letras das quais 24 são consoantes e nove são vogais. As letras utilizadas no polonês e diferente das usadas na língua portuguesa são: ?, ?, ?, ?, ?, ñ, ó, ?, ? e ?. . Um detalhe importante é que as letras Q, V e X não são utilizadas nesse idioma e estão presentes apenas em palavras estrangeiras.
Referente à literatura polonesa, ela possui quatro prêmios Nobel e os autores são: Henryk Sienkiewicz (Com ferro e fogo), Wladyslaw Reymont (Os camponeses), Czeslaw Milosz (Mente Cativa) e Wislawa Szymborska(Instante).
20 palavras em polonês:
- Bialy (Branco)
- Chlopak (Namorado)
- Czesc (Oi)
- Dobranoc (Boa noite)
- Dobry wieczór (Boa tarde)
- Grudzien (Dezembro)
- Kolacja (Jantar)
- Lipiec (Julho)
- Luty (Fevereiro)
- Marzec (Março)
- Matka (Mãe)
- Nedziela (Domingo)
- Obiad (Almoço)
- Przepraszam (Desculpa)
- Rózowy (Rosa)
- Siosta (Irmã)
- Sniadanie (Café da manhã)
- Witaj (Olá)
- Wtorek (Segunda-feira)
- Zólta (Amarelo)