Palavras em polonês

O polonês é uma língua eslava que pertence à família indo europeia. É o idioma oficial da Polônia, país com 40 milhões de habitantes, e também utilizado em países com grande presença da colônia polaca, como por exemplo, Estados Unidos e Inglaterra. O total de falantes fora da Polônia é de 20 milhões de pessoas.

A gramática do idioma polonês utiliza o alfabeto latino junto aos signos diacríticos e as regras gramaticais estão reguladas pelo Conselho da Língua Polaca. O alfabeto reúne 33 letras das quais 24 são consoantes e nove são vogais. As letras utilizadas no polonês e diferente das usadas na língua portuguesa são: ?, ?, ?, ?, ?, ñ, ó, ?, ? e ?. . Um detalhe importante é que as letras Q, V e X não são utilizadas nesse idioma e estão presentes apenas em palavras estrangeiras.

Referente à literatura polonesa, ela possui quatro prêmios Nobel e os autores são: Henryk Sienkiewicz (Com ferro e fogo), Wladyslaw Reymont (Os camponeses), Czeslaw Milosz (Mente Cativa) e Wislawa Szymborska(Instante).

20 palavras em polonês:

  1. Bialy (Branco)
  2. Chlopak (Namorado)
  3. Czesc (Oi)
  4. Dobranoc (Boa noite)
  5. Dobry wieczór (Boa tarde)
  6. Grudzien (Dezembro)
  7. Kolacja (Jantar)
  8. Lipiec (Julho)
  9. Luty (Fevereiro)
  10. Marzec (Março)
  11. Matka (Mãe)
  12. Nedziela (Domingo)
  13. Obiad (Almoço)
  14. Przepraszam (Desculpa)
  15. Rózowy (Rosa)
  16. Siosta (Irmã)
  17. Sniadanie (Café da manhã)
  18. Witaj (Olá)
  19. Wtorek (Segunda-feira)
  20. Zólta (Amarelo)

Citar en formato APA: ( A. 2014, 03. Palavras em polonês. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-em-polones/.)