Palavras em grego

O idioma grego é a língua oficial de 13 milhões de pessoas em dois países europeus: Grécia e Chipre. Seu surgimento se remete a escrita fenícia e logo deu origem a outros alfabetos, como por exemplo, o alfabeto latino usado na língua portuguesa.

Igualmente, o grego – assim como o latim – são os idiomas que mais aportam radicais (prefixos e sufixos para palavras) em outras línguas. No caso específico da língua portuguesa, podemos observar o aporte nas palavras: geografia (geo significa terra em grego), hemácia (hema significa sangue em grego) e odontologia (odonto significa dente em grego).

O alfabeto grego está composto por 29 letras, das quais algumas são conhecidas pelo seu nome, o caso de: alfa, beta, gama, ômega. No que se refere à literatura, a língua grega possui papel de destaque com escritores clássicos como: Homero (Odisseia), Platão (A República), Aristóteles (Ética a Nicômaco), Sófocles (Édipo Rei) e Plutarco (Vidas Paralelas).

20 palavras em grego:

  1. Afto-kinito (Carro)
  2. Airodromio (Aeroporto)
  3. Anikto (Aberto)
  4. Aristera (Esquerda)
  5. Deksia (Direita)
  6. Efthi’a (Reto)
  7. Eisodos (Entrada)
  8. Exodos (Saída)
  9. Fi’los (Amigos)
  10. Gio’s (Filho)
  11. Kinito (Celular)
  12. Kleisto (Fechado)
  13. Kondino (Perto)
  14. Ksenodohxio (Hotel)
  15. Leofori’o (Ônibus)
  16. Makria (Longe)
  17. Mite’ra (Mãe)
  18. Si’zigos (Marido)
  19. Tre’no (Trem)
  20. Xa’rtis (Mapa)

Citar en formato APA: ( A. 2014, 03. Palavras em grego. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-em-grego/.)