O espanhol é uma língua romântica, da família indo europeia. Assim como outras línguas românticas, o espanhol surge a partir das variações do latim falado em diferentes regiões da Europa, o que também ocorre com o italiano, francês e português.
Atualmente o espanhol é a língua oficial em 21 países: Espanha (país europeu, lugar de origem do idioma) e logo países da América Latina e África (consequência do período colonial espanhol a partir do século XIV), entre eles: México, Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Cuba, República Dominicana, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Guine Equatorial (único país africano da lista).
A língua espanhola é a segunda mais falada do mundo (perde apenas para o mandarim) e a terceira mais utilizada na internet, atrás do mandarim e inglês.
A gramática do espanhol utiliza o alfabeto latino, com 27 letras sendo 22 consoantes (uma consoante a mais que o alfabeto da língua portuguesa, a letra Ñ) e cinco vogais. Sobre a escrita e literatura, o idioma espanhol brindou diversos clássicos, entre os quais se destacam os autores: Miguel de Cervantes (Dom Quixote de la Mancha), Gabriel García Márquez (100 Anos de Solidão), Julio Cortázar (O Jogo da Amarelinha), Mario Vargas Llosa (A Festa do Chivo) e Juan Rulfo (Pedro Páramo).
20 palavras em espanhol:
- Cenar (Jantar)
- Deporte (Esporte)
- Gracias (Obrigada)
- Hasta (Até)
- Hermano (Irmão)
- Hoy (Hoje)
- Huevo (Ovo)
- Lejos (Longe)
- Libros (Livro)
- Madre (Mãe)
- Mañana (Manhã)
- Manzana (Maça)
- Muebles (Móveis)
- Niños (Crianças)
- Película (Filme)
- Pelota (Bola)
- Permiso (Licença)
- Playa (Praia)
- Silla (Cadeira)
- Tenedor (Garfo)