Palavras em basco

O basco (ou eskera) é o idioma utilizado no norte da Espanha e sul da França, em específico no País Basco e norte de Navarra, e possui mais de 700 mil falantes. É considerado um dos idiomas mais antigos da Europa e era a língua utilizada nessa região antes mesmo dos romanos introduzirem o latim na França, Espanha e Portugal.

O idioma basco está regulado pela Real Academia da Língua Basca (em basco Euskaltzaindia), com sede na cidade de Bilbao. O aprendizado no idioma varia de acordo a cada região, mas ele pode ser escolhido como idioma opcional nos colégios, em paralelo com o castelhano. No entanto, dentro do idioma basco é possível notar diferenças, como por exemplo, o dialeto biscaio, guipuscoano e alto navarrês (no País Basco Espanhol) e navarrês-lapurdiano e zuberoano (no País Basco Francês).  Mas se na Espanha o idioma basco é considerado língua oficial nas regiões do País Basco (chamado em basco como Eskal Herria) e Navarra, na França ele não ainda não possui esse reconhecimento nas regiões da Iparralde ou conhecida também como País Basco do Norte.

Um dado importante a destacar é que a língua basca não possui raízes latinas, é considerada um dos idiomas mais antigos falados na Europa e pertence a uma família linguística isolada.

Na literatura, os principais autores na língua basca são: Arantxa Urretabizkaia (Aos quatro ventos), Bernardo Atxaga (Obabakoak), Eusebio Erkiaga, Xabier Gereño e Bernard Etxepare.

Exemplos de palavras em basco:

Agur (Adeus)

Alaba (Filha)

Ama (Mãe)

Ardo (Vinho)

Askari (Comida)

Arratsaldeon (Boa tarde)

Bai (Sim)

Barkatu (Perdão)

Bazkari (Almoço)

Egunon (Bom dia)

Eskerrik asko (Muito obrigada)

Euskaldun (Falante de basco)

Ez (Não)

Ez dago zergatik (De nada)

Ez dut ulertzen (Não entendo)

Ez erre (Não fumar)

Gabon (Boa noite)

Gero arte (Até logo)

Gosari (Café da manhã)

Haize (Vento)

Harri (Pedra)

Itsaso (Mar)

Jai (Festa)

Lagun (Amigo)

Kafesnea (Café com leite)

Kaixo (Olá)

Kale (Rua)

Katu (Gato)

Merkatal zentroa (Centro comercial)

Mesedez (Por favor)

Okindegi (Padaria)

Seme

Txakur (Cão)

Txapela (Boina)

Ura (Água)

Zer moduz zaude? (Como você está?)

Zer ordu da? (Que horas são?)

Zorionak (Felicidades)

Zulo (Buraco)

Citar en formato APA: ( A. 2014, 03. Palavras em basco. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-em-basco/.)