Palavras dígrafos

Dígrafo é o encontro de duas letras que formam apenas um fonema. Ou seja: duas letras que quando pronunciadas juntas emitem um único sonido.

A união de letras com o mesmo som pode ser formado por vogais ou consoantes. Na língua portuguesa existem 10 dígrafos vocálicos e outros 10 dígrafos consonantais.

A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.

Já a fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte.  Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas.

Na língua portuguesa existem 10 dígrafos vocálicos e outros 10 dígrafos consonantais. Eles são:

Dígrafos vocálicos: am (tampa, samba), em (tempo), im (limpo), om (ombro), um (jejum), an (santa, santuário), en (venda), in (linda), on (sonda) e um (mundo).

Dígrafos consonantais: ch (cheio, chamada), lh (galho, folha), nh (ganhar, desenhista), rr (erro, derramar), ss (passo, passear), gu antes de e ou i (seguinte), qu antes de e ou i (aquilo, aquele), sc antes de e ou i (piscina), sç antes de a ou o (cresço, desço) e xc antes de e ou i (exceção, excelente).

Mas atenção! Dígrafo não é um encontro consonantal. Em um encontro consonantal as duas letras mantêm o seu fonema e no caso do dígrafo isso não ocorre. Exemplo:

Encontro consonantal: escada, livraria, livro, palavra.

Dígrafo: guerra, chapéu, excelente, desenho, erro.

Exemplos de dígrafos vocálicos:

Samba

Tampa

Tempo

Limpo

Ombro

Jejum

Santa

Planta

Santuário

Venda

Linda

Sonda

Mundo

Exemplos de dígrafos consonantais:

Cheio

Chamada

Chance

Chefe

Chimarrão

Chique

Churrasco

Choro

Bilha

Calhamaço

Colheita

Dedilhar

Ervilha

Folha

Galho

Ganhar

Banhista

Barganhista

Cânhamo

Canhão

Companhia

Desenhista

Doninha

Churros

Corrida

Corrupto

Derramar

Derrota

Erro

Ferradura

Ferro

Forró

Passo

Seguinte

Aquilo

Piscina

Cresçam

Desço

Desça

Desças

Desçamos

Desçais

Desçam

Nasço

Nasça

Cresço

Exceção

Citar en formato APA: ( A. 2014, 02. Palavras dígrafos. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-digrafos/.)