Palavras com Z

A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.

A fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte.  Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas.

O uso da letra Z na língua portuguesa é habitual, mas deve ser estudado com atenção devido a que o seu fonema em muitos casos pode ser parecido ao fonema da letra S, como por exemplo as palavras: beleza, franqueza, pobreza, leveza, civilizar, canalizar, colonizar, pulverizar e cicatrizar. Infelizmente não existe uma regra de ortografia específica para diferenciar o uso do Z e do S na língua portuguesa, por isso é fundamental realizar leituras para conhecer a grafia correta de cada palavra do idioma.

Para evitar erros é fundamental saber os casos no qual a letra Z é utilizada. Por exemplo, na língua portuguesa ela é emprega em 21 vocábulos, e eles são: azar, azeite, azáfama, azedo, amizade, aprazível, baliza, buzina, buzinar, bazar, chafariz, cicatriz, ojeriza, prezar, prezado, proeza, vazar, vazamento, vazão, vizinho, xadrez.

A letra Z também pode ser encontrada em derivados de: zal (cafezal), zeiro (cafezeiro), zinho (cafezinho), zinha (avezinha), zito (Zezito) e zita (avezita). Outros três casos que pode ser usado é:  1) em derivados de palavras com o radical terminado em Z: cruz (cruzeiro), raiz (enraizar) e vazio (esvaziar). 2) Verbos com sufixo IZAR: civilizar. 3) Substantivos abstratos em EZA: pobreza.

Exemplos de palavras com a letra Z:

Amizade

Aprazível

Avezinha

Avezita

Azáfama

Azar

Azedo

Azeite

Baliza

Bazar

Beleza

Buzina

Buzinar

Cafezal

Cafezeiro

Cafezinho

Canalizar

Chafariz

Cicatriz

Cicatrizar

Civilizar

Colonizar

Cruz

Cruzeiro

Enraizar

Esvaziar

Franqueza

Leveza

Ojeriza

Pezito

Pobreza

Prezado

Prezar

Proeza

Pulverizar

Raiz

Vazamento

Vazão

Vazar

Vazio

Vizinho

Xadrez

Zangado

Zarpar

Zebra

Zen

Zero

Zinco

Zoar

Zombar

Zorro

Zoológico

Zumbido

Citar en formato APA: ( A. 2014, 02. Palavras com Z. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-com-z/.)