A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.
A fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte. Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas.
Entre as 26 letras do alfabeto utilizado pela língua portuguesa, 5 são classificadas como vogais e semivogais (as letras A, E e O são vogais, enquanto as letras I e U são consideradas semivogais. Enquanto as semivogais quando unidas a outras letras em uma sílaba perdem som, as vogais mantêm a mesma pronunciação) e as outras 21 letras são classificadas como consoantes, e essa é classificação utilizada para a letra X (no alfabeto a letra X está localizada depois da letra W e antes da letra Y).
A gramática da língua portuguesa reúne todas as normas de estilo que determinam a forma culta de escrever e falar o idioma. Dominar a grafia correta dos vocábulos não é ótimo apenas para a ortografia, mas também para quem se dedica na tarefa de escrever sem erros o que exige trabalho constante.
A letra X possui cinco fonemas diferentes, dependendo da combinação de vogais e letras que a acompanhem.
1º fonema: letra X com som de CH. Exemplo: xarope, enxofre e vexame.
2º fonema: letra X com som de CS. Exemplo: sexo, léxico e tóxico.
3º fonema: letra X com som de S. Exemplo: excelente, excêntrico e excessivo.
4º fonema: letra X com som de SS. Exemplo: próximo, auxílio e máximo.
5º fonema: letra X com som de Z. Exemplo: exame, exílio, êxodo.
De acordo a norma culta da língua portuguesa, se escreve com X e não com S as seguintes palavras: expectativa, experiente, expiar, expirar, expoente, êxtase, extasiado, extrair, fênix, têxtil, texto.
No que se refere a regras gramaticais, será utilizada a letra X e não o dígrafo CH sempre depois de um ditongo: Exemplo: caixa, baixo, faixa, feixe, ameixa, rouxinol.
E também será utilizada em muitos casos quando a sílaba EN seja anterior. Exemplo: enxada, enxame, enxaqueca, enxaguar, enxergar, enxerto, enxoval, enxugar, enxurrada, enxuto. Mas atenção! As exceções a este caso são: encharcar, encher, enchente, enchimento, preencher e enchova.
Exemplos de palavras com a letra X:
Xampu
Xadrez
Xarope
Xaxim
Xale
Xingar
Xavante
Xará
Aproximar
Auxiliar
Auxílio
Máximo
Próximo
Proximidade
Trouxe
Graxa
Abacaxi
Bexiga
Bruxa
Praxe