A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.
A fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte. Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas.
Entre as 26 letras do alfabeto utilizado pela língua portuguesa, 5 são classificadas como vogais e semivogais (as letras A, E e O são vogais, enquanto as letras I e U são consideradas semivogais. Enquanto as semivogais quando unidas a outras letras em uma sílaba perdem som, as vogais mantêm a mesma pronunciação) e as outras 21 letras são classificadas como consoantes, e essa é a classificação utilizada para a letra V e também para a letra R (no alfabeto a letra V está localizada depois da letra U e antes da letra W, já a letra R está localizada depois da letra Q e antes da letra S).
A gramática da língua portuguesa reúne todas as normas de estilo que determinam a forma culta de escrever e falar o idioma. Dominar a grafia correta dos vocábulos não é ótimo apenas para a ortografia, mas também para quem se dedica na tarefa de escrever sem erros o que exige trabalho constante.
Em caso de dúvidas sobre qual letra é a correta no momento de escrever uma palavra um bom conselho é sempre consultar um dicionário para confirmar a grafia das palavras e também realizar leituras frequentemente para dessa forma não apenas ampliar os conhecimentos da língua portuguesa como também recordar a grafia dos diversos vocábulos do idioma.
Por exemplo, na combinação das letras V+R podemos observar que ela está presente, principalmente, em duas palavras e derivados: livro e palavra. Outro dado importante é observar que no dicionário da língua portuguesa não existe a presença de palavras que comecem com a combinação de consoantes V+R.
Exemplos de palavras que levam VR:
Lavra
Lavrarão
Lavradio
Lavrador
Lavrador
Lavragem
Lavramento
Lavrar
Lavratura
Lavrável
Livrador
Livralhada
Livramento
Livrança
Livrar
Livraria
Livre
Livreiro
Livresco
Livreto
Livrinho
Livro
Louvre
Palavra
Palavrada
Palavrão
Palavrear
Palavroso