A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.
A fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte. Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas.
As letras A, E e O são vogais, enquanto as letras I e U são consideradas semivogais. Enquanto as semivogais quando unidas a outras letras em uma sílaba perdem som, as vogais mantêm a mesma pronunciação. A letra U é classificada como semivogal devido ao som que emite quando está acompanhada de outra letra, já que as semivogais perdem força ao serem pronunciadas dentro de uma sílaba. Exemplo: água e céu.
Igualmente, é necessário muita atenção ao escrever as palavras com a letra U, já que elas são responsáveis por provocar inúmeros erros de ortografia visto que a letra U pode ser confundida em alguns casos com a letra O devido a que na língua portuguesa alguns vocábulos apresentam fonemas diferentes a sua forma escrita. Isso porque existe o caso do fonema das vogais átonas que nem sempre são nítidas ao pronunciar uma palavra. Fato que contribui a erros gramaticais quando não se conhece a regras da língua escrita.
Nesse caso, deve-se redobrar a atenção com as palavras que empregam em algumas sílabas a letra U: bulir, burburinho, camundongo, chuviscar, chuvisco, cumbuca, cúpula, entupir, íngua, jabuti, jabuticaba, Manuel, mutuca, rebuliço, tábua, tabuada, trégua e urtiga.
Em caso de dúvidas sobre qual vogal é a correta no momento de escrever uma palavra (principalmente para o caso acima citado sobre as letras U e O) um bom conselho é sempre consultar um dicionário para confirmar a grafia das palavras e também realizar leituras frequentemente para dessa forma não apenas ampliar os conhecimentos da língua portuguesa como também recordar a grafia dos diversos vocábulos do idioma.
Exemplos de palavras que começam com U:
Ubatuba
Ufanista
Uísque
Último
Ultrajante
Umbigo
Umidade
Unânime
Unha
Unificar
Uniforme
Unilateral
Universal
Universidade
Urbano
Urgente
Urna
Urso
Urtiga
Usado
Útero
Utopia
Uva
Exemplos de palavras com U:
Bulir
Burburinho
Camundongo
Chuviscar
Chuvisco
Cumbuca
Cúpula
Entupir
Íngua
Jabuti
Jabuticaba
Manuel
Mutuca
Rebuliço
Tábua
Tabuada
Trégua
Urtiga