Palavras com tritongo

O tritongo é o nome de um dos três encontros vocálicos existentes na língua portuguesa. Os outros dois são o ditongo e o hiato. No caso específico do tritongo, ele é assim definido quando se trata de um encontro vocálico instável, ou seja uma unidade formada pela combinação exata de semivogal + vogal + semivogal que ademais são pronunciadas de uma única vez. Mas cuidado, para ser classificado um tritongo a união da vogal com as semivogais deve estar na mesma sílaba.

O tritongo, em específico, é a união de uma semivogal + vogal + semivogal em uma única sílaba. Exemplo: Uruguai: UAI -> semivogal U + vogal A + semivogal I; Paraguai: UAI -> semivogal U + vogal A + semivogal I, Delinquiu: UIU -> semivogal U + vogal I + semivogal U e Averiguei: UEI -> semivogal U + vogal E + semivogal I.

O tritongo recebe duas classificações em quanto a pronuncia das palavras: oral e nasal. Tritongo oral: assim será classificado quando todas as vogais da palavra sejam orais, por exemplo: Paraguai -> semivogal U + vogal A + semivogal I e Quais -> semivogal U + vogal A + semivogal I.

Já o tritongo nasal assim será classificado quando uma ou mais das suas vogais sejam nasais, por exemplo: Saguão -> semivogal U + vogal à + semivogal O e Quão: semivogal U + vogal à + semivogal O.

Mas atenção! Nem todos os encontros vocálicos formados por um semivogal + vogal + semivogal correspondem necessariamente a um tritongo. Esse é o caso de duas palavras: feio e veia. No primeiro exemplo a palavra feio não é classificada como um tritongo porque o encontro vocálico não se constitui como o núcleo da sílaba e no segundo caso para a palavra veia ocorre uma separação silábica (vei-a) o que não ocorre com nenhum exemplo de tritongo na língua portuguesa.

Exemplos de palavras com tritongo:

Actuou (ac-tuou);

Averiguei (a-ve-ri-guei);

Averiguou (a-ve-ri-guou);

Cajueiro (ca-juei-ro);

Delinquiu (de-lin-quiu);

Enxaguei (em-xa-guei);

Enxaguou (em-xa-guou);

Iguais (i-guais);

Limoeiro (li-moei-ro);

Mamoeiro (ma-moei-ro);

Merceeiro (mer-ceei-ro);

Oeiras (oei-ras);

Paraguai (pa-ra-guai);

Quais (quais);

Quão (quão);

Refugiei (re-fu-giei);

Sabão (sa-bão);

Saguão (sa-guão);

Soou (soou);

Uruguai (u-ru-guai);

Voou (voou);

Citar en formato APA: ( A. 2014, 02. Palavras com tritongo. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-com-tritongo/.)