Palavras com SS

Possuir boa ortografia significa dominar as regras gramaticais da língua portuguesa e expressar-se de forma correta respeitando sempre a norma culta do idioma. Para tal meta se faz necessário conhecer as normas de acentuação e o emprego das letras em distintos vocábulos.

Na língua portuguesa um erro comum é o uso das letras X, S, SÇ, SS, Z e Ç ao meio das palavras, por isso é preciso ter atenção.

A letra S possui cinco fonemas iguais, mas que são grafados de forma diferentes. Por exemplo, o fonema S pode representar também as letras C e Ç (acetinado e dançar), SS (acesso), SC e SÇ (acréscimo e desço), X (máximo) e XC (excessivo).

Uma regra que ajudará na correta grafia das palavras com SS é a que os substantivos derivados dos verbos terminados em ceder, cutir, gredir, meter, mitir e primir, são grafados com SS. Exemplo: exceder (excesso), repercutir (repercussão), progredir (progressão), comprometer (compromisso), demitir (demissão) e reprimir (repressão).

Igualmente, vale a pena destacar que a combinação de duas letras como no caso SS é classificado como dígrafo. Dígrafo é o encontro de duas letras que formam apenas um fonema. Ou seja: duas letras que quando pronunciadas juntas emitem um único sonido.

Na língua portuguesa existem 10 dígrafos vocálicos e outros 10 dígrafos consonantais, eles são:

Dígrafos vocálicos: am (tampa, samba), em (tempo), im (limpo), om (ombro), um (jejum), an (santa, santuário), en (venda), in (linda), on (sonda) e um (mundo).

Dígrafos consonantais: ch (cheio, chamada), lh (galho, folha), nh (ganhar, desenhista), rr (erro, derramar), ss (passo, passear), gu antes de e ou i (seguinte), qu antes de e ou i (aquilo, aquele), sc antes de e ou i (piscina), sç antes de a ou o (cresço, desço) e xc antes de e ou i (exceção, excelente).

Mas atenção! Dígrafo não é um encontro consonantal. Em um encontro consonantal as duas letras mantêm o seu fonema e no caso do dígrafo isso não ocorre. Exemplo:

Encontro consonantal: escada, livraria, livro, palavra.

Dígrafo ss

Dígrafo ss

Dígrafo: guerra, chapéu, excelente, desenho, erro.

 

Exemplos de palavras que levam a combinação de letras SS:

Acesso

Acessório

Assar

Asseio

Assinar

Concessão

Discussão

Escassez

Escasso

Essencial

Expressão

Impressão

Massa

Massagista

Missão

Necessário

Obsessão

Opressão

Pêssego

Procissão

Professor

Profissão

Profissional

Ressureição

Sessenta

Sossegar

Sossego

Citar en formato APA: ( A. 2014, 02. Palavras com SS. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-com-ss/.)