A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.
A fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte. Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas.
Entre as 26 letras do alfabeto utilizado pela língua portuguesa, 5 são classificadas como vogais e semivogais (as letras A, E e O são vogais, enquanto as letras I e U são consideradas semivogais. Enquanto as semivogais quando unidas a outras letras em uma sílaba perdem som, as vogais mantêm a mesma pronunciação) e as outras 21 letras são classificadas como consoantes, e essa é classificação utilizada para a letra S (no alfabeto a letra S está localizada depois da letra R e antes da letra T).
A gramática da língua portuguesa reúne todas as normas de estilo que determinam a forma culta de escrever e falar o idioma. Dominar a grafia correta dos vocábulos não é ótimo apenas para a ortografia, mas também para quem se dedica na tarefa de escrever sem erros o que exige trabalho constante.
Na língua portuguesa um erro comum é o uso das letras X, S, SS, Z e Ç ao meio das palavras, por isso é preciso ter atenção. A letra S possui cinco fonemas iguais, mas que são grafados de forma diferentes. Por exemplo, o fonema S pode representar também as letras C e Ç (acetinado e dançar), SS (acesso), SC e SÇ (acréscimo e desço), X (máximo) e XC (excessivo).
Para evitar erros ortográficos fique atento!
Em caso de dúvidas sobre qual letra é a correta no momento de escrever uma palavra um bom conselho é sempre consultar um dicionário para confirmar a grafia das palavras e também realizar leituras frequentemente para dessa forma não apenas ampliar os conhecimentos da língua portuguesa como também recordar a grafia dos diversos vocábulos do idioma.
Exemplos de palavras que começam com a letra S:
Sabedoria
Sábio
Saborear
Sacola
Sacudir
Salão
Salgueiro
Saliva
Salmão
Saltar
Sangue
Sapato
Sarjeta
Saúde
Saudoso
Simbólico
Símbolo Sevilha
Sintoma
Sistema
Soberbo
Suceder
Sucessivo
Suco
Suco
Suécia
Superficial
Surdina
Surfar
Exemplos de palavras que levam a letra S:
Ânsia
Ansiar
Ansioso
Cansado
Cansar
Descansar
Descanso
Diversão
Excursão
Farsa
Pretensão
Pretensioso