Palavras com O

A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.

A fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte.  Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas.

As letras A, E e O são vogais, enquanto as letras I e U são consideradas semivogais. Enquanto as semivogais quando unidas a outras letras em uma sílaba perdem som, as vogais mantêm a mesma pronunciação.

Igualmente, é necessário muita atenção ao escrever as palavras com a letra O, já que elas são responsáveis por provocar inúmeros erros de ortografia visto que a letra O pode ser confundida em alguns casos com a letra U devido a que na língua portuguesa alguns vocábulos apresentam fonemas diferentes a sua forma escrita. Por exemplo, pela norma culta da língua portuguesa serão grafados com a letra O as sílabas dos vocábulos: abolir, bolacha, boletim, botequim, bússola, chover, cobiça, concorrência, costume, engolir, goela, mágoa, magoar, mocambo, moela, moleque, doa, óbolo, ocorrência, tribo.

Em caso de dúvidas sobre qual vogal é a correta no momento de escrever uma palavra (principalmente para o caso acima citado sobre as letras O e U) um bom conselho é sempre consultar um dicionário para confirmar a grafia das palavras e também realizar leituras frequentemente para dessa forma não apenas ampliar os conhecimentos da língua portuguesa como também recordar a grafia dos diversos vocábulos do idioma.

Palavras que começam com a letra O:

Obedecer

Objetivo

Óbito

Obrigar

Obsequio

Ocasião

Oceano

Óculos

Oculista

Odisseia

Oeste

Oferta

Ofegante

Olá

Oito

Óleo

Olhar

Olímpico

Ombro

Onça

Ônibus

Ontem

Opala

Opcional

Ópera

Opção

Oportunidade

Oração

Orelha

Orégano

Ordinário

Orgânico

Ortodoxo

Orquídea

Orvalho

Otimista

Outono

Outubro

Ovação

Oval

Ovo

Ouro

Ouriço

Outros

Ouvinte

Exemplos de palavras que levam a letra O:

Abolir

Bolacha

Boletim

Botequim

Bússola

Chover

Cobiça

Concorrência

Costume

Engolir

Goela

Mágoa

Magoar

Mocambo

Moela

Moleque

Nódoa

Óbolo

Citar en formato APA: ( A. 2014, 02. Palavras com O. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-com-o/.)