A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.
A fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte. Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas.
As letras A, E e O são vogais, enquanto as letras I e U são consideradas semivogais. Enquanto as semivogais quando unidas a outras letras em uma sílaba perdem som, as vogais mantêm a mesma pronunciação.
Mas, há também o caso do fonema das vogais átonas que nem sempre são nítidas ao pronunciar uma palavra. Fato que contribui a erros gramaticais quando não se conhece a regra da língua escrita. Nesse caso, deve-se redobrar a atenção com as palavras que empregam em algumas sílabas a letra I. Por exemplo, serão grafadas com a letra I:
- Verbos que a sílaba final termine em UIR. Exemplo: diminuir (diminui), influir (influi), possuir (possui).
- Todas as palavras com o prefixo ANTI. Exemplo: antiestético, antiaéreo, antitetânico.
- Igualmente, pela norma culta da língua portuguesa serão grafados com I os vocábulos: aborígene, cimento, crânio, criação, criador, criar, displicência, displicente, erisipela, escárnio, incinerar, inclinação, inclinar, inigualável, lampião, pátio, penicilina, privilégio, requisito, silvícola.
Em caso de dúvidas sobre qual vogal é a correta no momento de escrever uma palavra (principalmente para o caso acima citado sobre as letras I e E) um bom conselho é sempre consultar um dicionário para confirmar a grafia das palavras e também realizar leituras frequentemente para dessa forma não apenas ampliar os conhecimentos da língua portuguesa como também recordar a grafia dos diversos vocábulos do idioma.
Exemplos de palavras que começam com a letra I:
Iate
Ibérico
Ibope
Idade
Idealizar
Idêntico
Ídolo
Igreja
Ileso
Ilha
Ilustre
Ilusão
Ímã
Imagem
Imitação
Imóvel
Imposto
Impopular
Impróprio
Impuro
Exemplos palavras que são grafadas com a letra I (e não com a letra E):
Aborígene
Cimento
Crânio
Criação
Criador
Criar
Displicência
Displicente
Erisipela
Escárnio
Incinerar
Inclinação
Inclinar
Inigualável
Lampião
Pátio
Penicilina
Privilégio
Requisito
Silvícola