Palavras com hiato

O hiato é o nome de um dos três encontros vocálicos existentes na língua portuguesa. Os outros dois são o ditongo e o tritongo. No caso específico do hiato, ele é assim definido quando ocorre o encontro de duas vogais (A, E, I, O, U) em uma mesma palavra, mas que estão separadas silabicamente. Por exemplo: lagoa (la-go-a), saúde (sa-ú-de), faísca (fa-ís-ca), aorta (a-or-ta), cruel (cru-el), doer (do-er) e voo (vo-o).

Um hiato é formado sempre por vogal + vogal + sílabas separadas, e o encontro vocálico pode ser reconhecido pela pronunciação de cada palavra visto que no hiato as vogais são pronunciadas em dois estímulos distintos. Por exemplo: preencher (pre-en-cher), juízo (ju-í-zo) e friíssimo (fri-í-ssi-mo).

Para reconhecer um hiato na língua portuguesa também é possível observar casos em que o encontro vocálico produz um efeito acústico especial e pode ser notado de três formas diferentes. O primeiro caso da presença do efeito acústico especial é notado no encontro de duas vogais iguais, por exemplo: graal (gra-al), reeleger (re-e-le-ger), niilista (ni-i-lis-ta) e cooperar (co-o-pe-rar).

O segundo ocorre quando a vogal a é escrita ao lado de é, ê, ó, ô, por exemplo: aéreo (a-é-reo), baeta (ba-e-ta), aorta (a-or-ta), caolho (ca-o-lho), beato (be-a-to) e coorte (co-or-te). E o terceiro caso ocorre quando as vogais i e u se unem a outras vogais, por exemplo: dia (di-a), daí (da-í), baú (ba-ú), tio (ti-o), ruína (ru-í-na) e viúva (vi-ú-va).

Mas atenção. Para reconhecer um hiato é necessário separar corretamente as sílabas de cada palavra. Por exemplo: sabiá (de ave): sa- bi- á -> HIATO: vogal+ vogal + separadas silabicamente e sábia (de sabedoria): sá-bia -> NÃO HIATO: vogal + vogal + unidas silabicamente.

Exemplos de Palavras com hiato:

Abaulado (a-ba-u-la-do);

Aéreo (a-é-reo);

Aorta (a-or-ta);

Baeta (ba-e-ta);

Baú (ba-ú);

Beato (be-a-to);

Beócio (be-ó-cio);

Caolho (ca-o-lho);

Conteúdo (con-te-ú-do);

Cooperar (co-o-pe-rar);

Coorte (co-or-te);

Cruel (cru-el);

Daí (da-í);

Dia (di-a);

Doer (do-er);

Faísca (fa-ís-ca);

Feérico (fe-é-ri-co);

Friíssimo (fri-í-ssi-mo);

Graal (gra-al);

Juízo (ju-í-zo);

Lagoa (la-go-a);

Lua (lu-a);

Niilista (ni-i-lis-ta);

Oboé (o-bo-é);

País (pa-ís);

Preencher (pre-en-cher);

Reeleger (re-e-le-ger);

Reúno (re-ú-no);

Ruína (ru-í-na);

Saúde (sa-ú-de);

Tio (ti-o);

Traidor (tra-i-dor)

Viúva (vi-ú-va).

Voo (vo-o);

Citar en formato APA: ( A. 2014, 02. Palavras com hiato. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-com-hiato/.)