O hiato é o nome de um dos três encontros vocálicos existentes na língua portuguesa. Os outros dois são o ditongo e o tritongo. No caso específico do hiato, ele é assim definido quando ocorre o encontro de duas vogais (A, E, I, O, U) em uma mesma palavra, mas que estão separadas silabicamente. Por exemplo: lagoa (la-go-a), saúde (sa-ú-de), faísca (fa-ís-ca), aorta (a-or-ta), cruel (cru-el), doer (do-er) e voo (vo-o).
Um hiato é formado sempre por vogal + vogal + sílabas separadas, e o encontro vocálico pode ser reconhecido pela pronunciação de cada palavra visto que no hiato as vogais são pronunciadas em dois estímulos distintos. Por exemplo: preencher (pre-en-cher), juízo (ju-í-zo) e friíssimo (fri-í-ssi-mo).
Para reconhecer um hiato na língua portuguesa também é possível observar casos em que o encontro vocálico produz um efeito acústico especial e pode ser notado de três formas diferentes. O primeiro caso da presença do efeito acústico especial é notado no encontro de duas vogais iguais, por exemplo: graal (gra-al), reeleger (re-e-le-ger), niilista (ni-i-lis-ta) e cooperar (co-o-pe-rar).
O segundo ocorre quando a vogal a é escrita ao lado de é, ê, ó, ô, por exemplo: aéreo (a-é-reo), baeta (ba-e-ta), aorta (a-or-ta), caolho (ca-o-lho), beato (be-a-to) e coorte (co-or-te). E o terceiro caso ocorre quando as vogais i e u se unem a outras vogais, por exemplo: dia (di-a), daí (da-í), baú (ba-ú), tio (ti-o), ruína (ru-í-na) e viúva (vi-ú-va).
Mas atenção. Para reconhecer um hiato é necessário separar corretamente as sílabas de cada palavra. Por exemplo: sabiá (de ave): sa- bi- á -> HIATO: vogal+ vogal + separadas silabicamente e sábia (de sabedoria): sá-bia -> NÃO HIATO: vogal + vogal + unidas silabicamente.
Exemplos de Palavras com hiato:
Abaulado (a-ba-u-la-do);
Aéreo (a-é-reo);
Aorta (a-or-ta);
Baeta (ba-e-ta);
Baú (ba-ú);
Beato (be-a-to);
Beócio (be-ó-cio);
Caolho (ca-o-lho);
Conteúdo (con-te-ú-do);
Cooperar (co-o-pe-rar);
Coorte (co-or-te);
Cruel (cru-el);
Daí (da-í);
Dia (di-a);
Doer (do-er);
Faísca (fa-ís-ca);
Feérico (fe-é-ri-co);
Friíssimo (fri-í-ssi-mo);
Graal (gra-al);
Juízo (ju-í-zo);
Lagoa (la-go-a);
Lua (lu-a);
Niilista (ni-i-lis-ta);
Oboé (o-bo-é);
País (pa-ís);
Preencher (pre-en-cher);
Reeleger (re-e-le-ger);
Reúno (re-ú-no);
Ruína (ru-í-na);
Saúde (sa-ú-de);
Tio (ti-o);
Traidor (tra-i-dor)
Viúva (vi-ú-va).
Voo (vo-o);