A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.
A fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte. Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas.
Entre as 26 letras do alfabeto utilizado pela língua portuguesa, 5 são classificadas como vogais e semivogais (as letras A, E e O são vogais, enquanto as letras I e U são consideradas semivogais. Enquanto as semivogais quando unidas a outras letras em uma sílaba perdem som, as vogais mantêm a mesma pronunciação) e as outras 21 letras são classificadas como consoantes, e essa é classificação utilizada para a letra G (no alfabeto a letra G está localizada depois da letra F e antes da letra H).
A gramática da língua portuguesa reúne todas as normas de estilo que determinam a forma culta de escrever e falar o idioma. Dominar a grafia correta dos vocábulos não é ótimo apenas para a ortografia, mas também para quem se dedica na tarefa de escrever sem erros o que exige trabalho constante.
Na língua portuguesa existem regras gramaticais que auxiliam na sua grafia. Nesse caso sempre serão grafados com a letra G:
- Palavras com a letra G como origem do vocábulo. Por exemplo, a palavra gesso que vem do grego gypsos.
- Substantivos terminados em agem, igem, ugem. Exemplo: viagem, origem, ferrugem.
- Palavras terminadas em ágio, égio, ígio, ógio, úgio. Exemplo: estágio, egrégio, prodígio, relógio, refúgio.
- Palavras derivadas de palavras grafadas com a letra G. Exemplo: massagista (massagem), faringite (faringe).
- Igualmente, de acordo a norma culta, serão grafadas com a letra J as palavras: algema, apogeu, auge, estrangeiro, gengiva, gesto, gibi, gilete, gíria, giz, herege, megera, monge, rabugento, rabugice, sugestão, tangerina e tigela.
Em caso de dúvidas sobre qual letra é a correta no momento de escrever uma palavra um bom conselho é sempre consultar um dicionário para confirmar a grafia das palavras e também realizar leituras frequentemente para dessa forma não apenas ampliar os conhecimentos da língua portuguesa como também recordar a grafia dos diversos vocábulos do idioma.
Exemplos de Palavras com G:
Gabinete
Gafanhoto
Galáxia
Ganso
Garçom
Geleia
Gelatina
Gengiva
Gesto
Gerente
Gibi
Gilete
Giz
Girassol
Girar
Globalização
Gota
Gorila
Gorjeta
Grupo
Gravata
Golfe
Graus
Grávida
Genético