A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.
Já a fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte. Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas.
Mas atenção! Encontro consonantal não é um dígrafo. Em um encontro consonantal as duas letras mantêm o seu fonema e no caso do dígrafo isso não ocorre. Exemplo:
Encontro consonantal: escada, livraria, livro, palavra.
Dígrafo: guerra, chapéu, excelente, desenho, erro.
Encontro consonantal é a sequência de dois ou mais fonemas numa mesma palavra. Ou seja, é quando duas consoantes se encontram porque não há presença de uma vogal entre elas.
São utilizadas duas classificações para o encontro consonantal: inseparável (perfeito) ou separável (imperfeito).
Inseparável (perfeito): encontro de duas consoantes ou mais numa mesma sílaba. Exemplo: plano (pla-no), regra (re-gra), clima (cli-ma), palavra (pa-la-vra), prato (pra-to), placa (pla-ca), broche (bro-che), blusa (blu-sa), treino (trei-no) e franco (fran-co).
Separável (imperfeito): encontro de duas consoantes ou mais separadas silabicamente. Exemplo: corrupção (cor-rup-ção), obstáculo (obs-tá-cu-lo), obtuso (ob-tu-so), costa (cos-ta), corte (cor-te), algema (al-ge-ma), admitir (ad-mi-tir) e abdicar (ab-di-car).
Mas atenção! É preciso ter cuidado com a letra M e N. Isso porque, em algumas palavras, elas assumem a característica de uma semivogal (letra que fica “escondida” ao lado de outra durante a pronunciação) e não são classificadas como encontro consonantal. Exemplo: bambu, pente, berimbau, também.
Outro ponto importante ao estudar os encontros consonantais é não confundir com dígrafos. No encontro consonantal todas as letras possuem som, enquanto no dígrafo o fonema de uma das letras é mudo.
Exemplos de palavras com encontro consonantal:
Abdicar
Admitir
Advogado
Atleta
Blusa
Clima
Crise
Corrupção
Corte
Costa
Escada
Exemplo
Flávio
Franco
Flanco
Livraria
Livro
Obstáculo
Obtuso
Palavra
Plano
Prato
Regra
Subsolo
Treino