A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.
A fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte. Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas.
As letras A, E e O são vogais, enquanto as letras I e U são consideradas semivogais. Enquanto as semivogais quando unidas a outras letras em uma sílaba perdem som, as vogais mantêm a mesma pronunciação.
Mas, há também o caso do fonema das vogais átonas que nem sempre são nítidas ao pronunciar-se. Fato que contribui a erros gramaticais quando não se conhece a regra da língua escrita. Por exemplo, escrevem-se com a letra E:
- Verbos no qual a sílaba final termine em UAR. Exemplo: continuar (continue), habituar (habitue), pontuar (pontue).
- Verbos no qual a sílaba final termine em OAR. Exemplo: abençoar (abençoe), magoar (magoe), perdoar (perdoe).
- Todas as palavras formadas com o prefixo ANTE. Exemplo: antevéspera, antecipar, antedatar, antebraço.
- Igualmente, pela norma culta da língua portuguesa serão grafados com a letra E os vocábulos: arrepiar, cadeado, candeeiro, cemitério, confete, creolina, desperdiçar, desperdício, empecilho, indígena, irrequieto, lacrimogêneo, mexerico, orquídea, quase, quepe, senão, sequer, seriema e seringa.
Em caso de dúvidas sobre qual vogal é a correta no momento de escrever uma palavra (principalmente para o caso acima citado sobre as letras E e I) um bom conselho é sempre consultar um dicionário para confirmar a grafia das palavras e também realizar leituras frequentemente para dessa forma não apenas ampliar os conhecimentos da língua portuguesa como também recordar a grafia dos diversos vocábulos do idioma.
20 palavras que começam com a letra E:
Ecológico
Economizar
Edredom
Educação
Eficiência
Elegante
Eleição
Elevador
Elipse
Embaixo
Embalagem
Encher
Epicentro
Equação
Errado
Ervilha
Escola
Espontâneo
Etapa
Evidência