Na língua portuguesa o encontro consonantal ocorre de duas formas distintas: o encontro dentro da mesma sílaba ou o encontro em sílabas consecutivas.
No primeiro exemplo (encontro consonantal dentro da mesma sílaba) as consoantes são inseparáveis e, por esse motivo, são classificadas como grupos consonantais. Alguns exemplos que podemos encontrar na língua portuguesa de grupos consonantais são:
bl (bloco)
cl (tecla)
fl (flores)
gl (inglês)
br (abrir)
cr (cravo)
fr (sofrer)
gr (grande)
pn (pneumático)
gn (gnomo)
No segundo exemplo (encontro consonantal em sílabas separadas) as consonantes são separadas e não formam um grupo consonantal. Por esse motivo, são classificadas como encontros consonantais disjuntos. Exemplos de encontro consonantal em sílabas separadas:
b/s (absoluto)
c/c (convicção)
c/t (aspecto)
d/v(advertir)
f/t (afta)
t/m (ritmo)
No entanto, vale a pena destacar que a combinação de duas letras como no caso CL não é classificado como dígrafo.
Dígrafo é o encontro de duas letras que formam apenas um fonema. Ou seja: duas letras que quando pronunciadas juntas emitem um único sonido. É por esse motivo que a combinação das letras CL não é classificada como um dígrafo porque ambas letras possuem sonido quando pronunciadas. Na língua portuguesa existem 10 dígrafos vocálicos e outros 10 dígrafos consonantais, eles são:
Dígrafos vocálicos: am (tampa, samba), em (tempo), im (limpo), om (ombro), um (jejum), an (santa, santuário), en (venda), in (linda), on (sonda) e um (mundo).
Dígrafos consonantais: ch (cheio, chamada), lh (galho, folha), nh (ganhar, desenhista), rr (erro, derramar), ss (passo, passear), gu antes de e ou i (seguinte), qu antes de e ou i (aquilo, aquele), sc antes de e ou i (piscina), sç antes de a ou o (cresço, desço) e xc antes de e ou i (exceção, excelente).
Por isso atenção! Dígrafo não é um encontro consonantal. Em um encontro consonantal as duas letras mantêm o seu fonema e no caso do dígrafo isso não ocorre. Exemplo:
Encontro consonantal: escada, livraria, livro, palavra.
Dígrafo: guerra, chapéu, excelente, desenho, erro.
O encontro consonantal formado pelas letras CL é exemplo do primeiro caso, no qual as consonantes estão em sílabas inseparáveis e formam um grupo consonantal.
Exemplos de palavras com CL:
Clã
Clamar
Clamoroso
Claquete
Clara
Claraboia
Clarear
Classe
Clérigo
Clero
Clichê
Cliente
Clima
Clímax
Clínica
Clique
Clone
Clorato
Cloro
Clube