Palavras com acento agudo

Na língua portuguesa, o acento agudo (ou acento tônico como também é chamado) está inserido no grupo das notações léxicas que representam sinais gráficos que quando unidos a uma letra permitem a correta pronúncia de uma palavra.

As notações léxicas presentes no idioma português são oito ao total, e eles são: acento agudo, acento circunflexo, acento grave, til, cedilha, apóstrofo, hífen e trema.

O acento agudo, em específico, indica a vogal tônica aberta de uma palavra. Ou seja, aquela que se destaca dentro de uma sílaba por ser pronunciada com mais intensidade. Exemplo: avó, gramática, alguém, será, número, sintética, médio, conteúdo, rápida, exercícios.

Graficamente, o acento agudo é representado por um traço oblíquo para a direita e colocado justo sobre a vogal que define a silaba tônica da palavra.

No entanto é preciso atenção já que nem todas as sílabas tônicas de uma palavra levam acento agudo. Isso ocorre de acordo a cada regra gramatical do idioma. Exemplo de sílabas tônicas que não levam acento agudo: flores, bote, cedo, pessoa, favor.

Por que é importante saber onde está o acento agudo de cada palavra? Por dois motivos, o primeiro para pronunciar a palavra corretamente sem deslizar no português (indica a tonicidade de cada sílaba) e o segundo é justamente para poder escrever o vocábulo sem erros de ortografia.

Para facilitar o aprendizado de todas as regras para o acento agudo foram feitas divisões em quanto a característica de cada palavra. É por esse motivo que existem as palavras oxítonas (na qual sempre a última sílaba é considerada tônica), paroxítona (a penúltima sílaba é considerada tônica) e proparoxítonas (aqui toda a antepenúltima é a sílaba tônica e neste caso sempre leva acento agudo).

Exemplos de palavras com acento agudo:

Palavras oxítonas

Armazém

Café

Cipó

Curió

Guarujá

Maracujá

Paletó

Pará

Paraná

Português

Provéns

Sabiá

Também

Palavras paroxítonas

Álbuns

Almíscar

Âmbar

Automóvel

Bênção

Bônus

Cadáver

Caráter

Cível

Díspar

Éden

Elétron

Estéril

Fácil

Lápis

Líquen

Míssil

Mórmon

Néctar

Palavras proparoxítonas:

Abóbada

Aborígene

Ágape

Alcoólatra

Álibi

Bígamo

Cônjuge

Déspota

Efêmero

Estereótipo

Êxodo

Fonética

Gramática

Húngaro

Íngreme

Ípsilon

Lágrima

Lâmpada

Leucócito

Mágica

Máquina

Síndrome

Sólidas

Tônica

Trágico

Último

Único

Uníssono

Vândalo

Vermífugo

Vórtice

Citar en formato APA: ( A. 2014, 02. Palavras com acento agudo. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-com-acento-agudo/.)