Palavras com 10 letras

A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.

Igualmente, na língua portuguesa as palavras são classificadas de acordo ao número de sílabas que possuem, e elas são definidas de acordo ao grupo e número de fonemas pronunciados numa só emissão de voz. Dessa forma, elas podem ser: monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas.

As palavras monossílabas são todas aquelas escritas apenas com uma sílaba. Em alguns casos, podem ocasionar dúvidas em relação a sua separação silábica, mas é necessário lembrar que são classificadas como monossílabas porque são palavras com fonemas emitidas em apenas um impulso de voz. Por exemplo: pão, não, sim, som, bem, mal, bom, mau, luz, e trem.

As palavras dissílabas, como o nome já explica, são todas aquelas escritas com duas sílabas. Por exemplo: leite, café, livro, cama, vento, moto, rezar, sala, casa e lápis.

Dentro da mesma lógica, as palavras trissílabas são todas aquelas sempre escritas com três sílabas. Por exemplo: começo, saúde, cabeça, cadeira, igreja, abajur, gelado, eventos, cultura e futebol. Já as palavras polissílabas são aquelas escritas com mais de três sílabas, como por exemplo: cidadania, responsabilidade, consumado, feriado, geladeira, refrigerante, caipirinha, retornável, sensacional, e brasileiro.

Em relação as palavras com 10 letras, elas são classificas como polissílabas porque possuem mais de três sílabas. Vale a pena lembrar que no português uma sílaba é formada sempre com uma vogal e ela pode estar unida (ou não) a uma semivogal e/ou consoante.  Ademais, outro fator importante de destacar, é que as palavras com 10 letras são frequentes na língua portuguesa e por isso estão presentes do vocabulário de muitos brasileiros.

Exemplos de palavras com 10 letras na língua portuguesa:

Alternador

Apaixonado

Brasileiro

Campestres

Categorias

Cavalheiro

Computador

Comunidade

Concentrar

Confiscado

Consumado

Constituído

Demonstrar

Derivado

Dicionário

Escritório

Estudantil

Etimologia

Fabricação

Felicidade

Fertilizar

Fotografia

Fundamento

Geladeira

Hipopótamo

Humilhação

Informação

Institutos

Interativo

Matemática

Medicações

Mercadoria

Mitologias

Movimentos

Nervosismo

Ortografia.

Pernambuco

Polissílabas

Presidente

Pronúncias

Propaganda

Referência

Retornável

Secretária

Sensacional

Sorridente

Trissílaba

Ventilador

Citar en formato APA: ( A. 2014, 06. Palavras com 10 letras. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/palavras-com-10-letras/.)