Língua Brasileira de Sinais: Libras

Libras é o nome dado à Língua Brasileira de Sinais, utilizada pelos deficientes auditivos do país. O seu uso foi oficializado no ano 2002 pela lei 10. 436 e atualmente a língua possui mais de 5 milhões de usuários, entre surdos e intérpretes.

A língua brasileira de sinais nasceu da mescla do antigo idioma de sinais usado no Brasil e da língua de sinais francesa. Os usuários desse idioma se expressam através de sinais realizados com as mãos somados a pontos de articulação e movimentos de braços, punhos e dedos. Por exemplo, para formar uma palavra os sinais levam em consideração também a posição da mão em relação ao corpo, expressão facial e movimentação durante a gesticulação.

Assim como outros idiomas, as línguas de sinais não são universais e cada país possui a sua. No caso da Libras, é a língua de sinais utilizada apenas no Brasil (e não é igual em todos os países de língua portuguesa, por exemplo, Portugal possui uma língua de sinais diferente, nesse caso a Língua Gestual Portuguesa conhecida também como LGP).

Entre as variações da língua de sinais é possível observar também a diferença de sinais entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, influenciado diretamente pela cultura regional de cada cidade.

A Língua Brasileira de Sinais: Libras está formada por diferentes níveis linguísticos, eles são: fonologia (ciência que estuda os sons da língua do ponto de vista de sua função no sistema linguístico), morfologia (parte da gramática que estuda os problemas relativos à formação das palavras e também as suas variações), sintaxe (conjunto de regras que definem uma língua) e semântica (ramo da linguística que estuda o sentido das unidades linguísticas e de suas combinações).

A educação de crianças surdas é considerada dever do Estado que deve garantir o acesso a escolas para que contribuíam ao seu aprendizado e desenvolvimento. Para isso em 2005 a LIBRAS foi regulamentada como disciplina curricular no Brasil. E logo depois, em 2010, foi regulamentada a profissão de Tradutor e Intérpretes de LIBRAS o que contribui diretamente o acesso de pessoas surdas e mudas a diferentes espaços públicos por contar com melhores serviços de tradução no país e garantir dessa forma uma melhor integração social.

Citar en formato APA: ( A. 2014, 03. Língua Brasileira de Sinais: Libras. 10 palavras. Obtenido , de https://10palavras.com.br/lingua-brasileira-de-sinais-libras/.)