Palavras com X com som de S

A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.

A fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte.  Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas.

Possuir boa ortografia significa dominar as regras gramaticais da língua portuguesa e expressar-se de forma correta respeitando sempre a norma culta do idioma. Para tal meta se faz necessário conhecer as normas de acentuação e o emprego das letras em distintos vocábulos.

Entre as 26 letras do alfabeto utilizado pela língua portuguesa, 5 são classificadas como vogais e semivogais (as letras A, E e O são vogais, enquanto as letras I e U são consideradas semivogais. Enquanto as semivogais quando unidas a outras letras em uma sílaba perdem som, as vogais mantêm a mesma pronunciação) e as outras 21 letras são classificadas como consoante.

Na língua portuguesa um erro comum é o uso das letras X, S, Z e Ç ao meio das palavras, por isso é preciso ter atenção.

Por exemplo, a letra X possui cinco fonemas diferentes, dependendo da combinação de vogais e letras que a acompanhem. Dentro dos cinco fonemas está a letra X com som de S.

De acordo a norma culta da língua portuguesa, se escreve com X e não com S as seguintes palavras: expectativa, experiente, expiar, expirar, expoente, êxtase, extasiado, extrair, fênix, têxtil, texto.

Em caso de dúvidas sobre qual letra é a correta no momento de escrever uma palavra um bom conselho é sempre consultar um dicionário para confirmar a grafia das palavras e também realizar leituras frequentemente para dessa forma não apenas ampliar os conhecimentos da língua portuguesa como também recordar a grafia dos diversos vocábulos do idioma.

X com som de S

X com som de S

Palavras com X com som de S:

Exceção

Excursão

Excluir

Expansão

Expectativa

Experiente

Expiar

Expirar

Explicar

Exprimir

Explicação

Exploração

Exponente

Exportar

Expressão

Êxtase

Extasiado

Extasiado

Externo

Extensão

Extenuado

Extinção

Extorsão

Extrair

Extravasar

Fênix

Máximo

Pretexto

Próximo

Sexta-feira

Têxtil

Texto