Palavras com SS

Possuir boa ortografia significa dominar as regras gramaticais da língua portuguesa e expressar-se de forma correta respeitando sempre a norma culta do idioma. Para tal meta se faz necessário conhecer as normas de acentuação e o emprego das letras em distintos vocábulos.

Na língua portuguesa um erro comum é o uso das letras X, S, SÇ, SS, Z e Ç ao meio das palavras, por isso é preciso ter atenção.

A letra S possui cinco fonemas iguais, mas que são grafados de forma diferentes. Por exemplo, o fonema S pode representar também as letras C e Ç (acetinado e dançar), SS (acesso), SC e SÇ (acréscimo e desço), X (máximo) e XC (excessivo).

Uma regra que ajudará na correta grafia das palavras com SS é a que os substantivos derivados dos verbos terminados em ceder, cutir, gredir, meter, mitir e primir, são grafados com SS. Exemplo: exceder (excesso), repercutir (repercussão), progredir (progressão), comprometer (compromisso), demitir (demissão) e reprimir (repressão).

Igualmente, vale a pena destacar que a combinação de duas letras como no caso SS é classificado como dígrafo. Dígrafo é o encontro de duas letras que formam apenas um fonema. Ou seja: duas letras que quando pronunciadas juntas emitem um único sonido.

Na língua portuguesa existem 10 dígrafos vocálicos e outros 10 dígrafos consonantais, eles são:

Dígrafos vocálicos: am (tampa, samba), em (tempo), im (limpo), om (ombro), um (jejum), an (santa, santuário), en (venda), in (linda), on (sonda) e um (mundo).

Dígrafos consonantais: ch (cheio, chamada), lh (galho, folha), nh (ganhar, desenhista), rr (erro, derramar), ss (passo, passear), gu antes de e ou i (seguinte), qu antes de e ou i (aquilo, aquele), sc antes de e ou i (piscina), sç antes de a ou o (cresço, desço) e xc antes de e ou i (exceção, excelente).

Mas atenção! Dígrafo não é um encontro consonantal. Em um encontro consonantal as duas letras mantêm o seu fonema e no caso do dígrafo isso não ocorre. Exemplo:

Encontro consonantal: escada, livraria, livro, palavra.

Dígrafo ss

Dígrafo ss

Dígrafo: guerra, chapéu, excelente, desenho, erro.

 

Exemplos de palavras que levam a combinação de letras SS:

Acesso

Acessório

Assar

Asseio

Assinar

Concessão

Discussão

Escassez

Escasso

Essencial

Expressão

Impressão

Massa

Massagista

Missão

Necessário

Obsessão

Opressão

Pêssego

Procissão

Professor

Profissão

Profissional

Ressureição

Sessenta

Sossegar

Sossego