Palavras com K

A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.

A fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte.  Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas.

Entre as 26 letras do alfabeto utilizado pela língua portuguesa, 5 são classificadas como vogais e semivogais (as letras A, E e O são vogais, enquanto as letras I e U são consideradas semivogais. Enquanto as semivogais quando unidas a outras letras em uma sílaba perdem som, as vogais mantêm a mesma pronunciação) e as outras 21 letras são classificadas como consoantes, e essa é classificação utilizada para a letra K (no alfabeto a letra K está localizada depois da letra J e antes da letra L).

No entanto, inicialmente a língua portuguesa estava formada por um alfabeto de apenas 23 letras. Mas, com o Acordo Ortográfico de 1990 foram incluídas três novas letras ao idioma português: K, W e Y.

As letras K, W e Y possuem uso limitado dentro da língua portuguesa e seu uso está associado a palavras estr1angeiras, símbolos, abreviaturas, nomes próprios, adjetivos e substantivos de nomes próprios. Exemplo: ketchup, Kg, KLM, Kant e kantiano.

A gramática da língua portuguesa reúne todas as normas de estilo que determinam a forma culta de escrever e falar o idioma. Dominar a grafia correta dos vocábulos não é ótimo apenas para a ortografia, mas também para quem se dedica na tarefa de escrever sem erros o que exige trabalho constante.

Letra k

Letra k

Exemplos de palavras e siglas que começam com K:

K (símbolo químico do potássio)

Kafka

Kafkiano

Kaique

Kaiser

Kalymnos (Grécia)

Kamikaze

Kanpur (Índia)

Kansas

Kant

Kantismo

Karaokê

Karaté

Karen

Kart

Kassel (Alemanha)

Kate

Katia

Katrina

Keila

Kelly

Kelly

Kenesiano

Kennedy

Kevin

Kg (quilograma)

Kiev (Ucrânia)

Kigali (Ruanda)

Kilobyte

Kilt

Kingston (Jamaica)

Kinshasa (Congo)

Kirov (Rússia)

Kirsch

Kit

Kitchenette

Kiwi

Klaus

Klaxon

Kléber

Km (quilômetro)

Know-how

Kodak

Kosovo

Kr. (Símbolo químico do criptônio)

Kremlin

Kuala Lumpur (Malásia)

Ku-Klux-Klan

Kung fu

Kw (quilowatt)

Kwh (quilowatt-hora)