Palavras com J

A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.

A fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte.  Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas.

Entre as 26 letras do alfabeto utilizado pela língua portuguesa, 5 são classificadas como vogais e semivogais (as letras A, E e O são vogais, enquanto as letras I e U são consideradas semivogais. Enquanto as semivogais quando unidas a outras letras em uma sílaba perdem som, as vogais mantêm a mesma pronunciação) e as outras 21 letras são classificadas como consoantes, e essa é classificação utilizada para a letra J (no alfabeto a letra J está localizada depois da letra I e antes da letra K).

A gramática da língua portuguesa reúne todas as normas de estilo que determinam a forma culta de escrever e falar o idioma. Dominar a grafia correta dos vocábulos não é ótimo apenas para a ortografia, mas também para quem se dedica na tarefa de escrever sem erros o que exige trabalho constante. Por esse motivo, existem regras gramaticais que auxiliam na sua grafia para que as palavras não sejam escritas de maneira instintiva. Nesse caso sempre serão grafados com a letra J:

  1. Palavras com a letra J como origem do vocábulo. Por exemplo, a palavra jeito é assim escrita porque vem do latim jactu. Ou a palavra jipe que vem do inglês jeep.
  1. Palavras que derivam ou terminam com a sílaba Exemplo: laranja, loja, lojista, granja, granjear, gorjeta, cereja, cerejeira.
  1. Verbos terminados em jar ou Exemplo: viajar, viajemos, despejar, despejem.
  1. Palavras de origem ameríndia. Exemplo: canjerê, jenipapo, jequitibá, jiboia, jiló, jirau, Moji, pajé.
  1. Igualmente, de acordo a norma culta, serão grafadas com a letra J as palavras: berinjela, cafajeste, jeca, jegue, majestade, manjedoura, manjericão, ojeriza, projeto, sujeira, traje, varejista.

Em caso de dúvidas sobre qual letra é a correta no momento de escrever uma palavra um bom conselho é sempre consultar um dicionário para confirmar a grafia das palavras e também realizar leituras frequentemente para dessa forma não apenas ampliar os conhecimentos da língua portuguesa como também recordar a grafia dos diversos vocábulos do idioma.

Letra J

Letra J

Exemplos de palavras que começam com a letra J:

Jacaré

Jamaica

Jamais

Janeiro

Jantar

Japão

Jardim

Jarra

Jato

Javali

Jeans

Jeito

Jiboia

Joalheiro

Joaninha

Joelho

Jogador

Jóquei

Jornalismo

Jovem