Palavras com I

A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes.

As letras A, E e O são vogais, enquanto as letras I e U são consideradas semivogais. A letra I é classificada como semivogal devido ao som que emite quando está acompanhada de outra letra, já que as semivogais perdem força ao serem pronunciadas dentro de uma sílaba. Exemplo: leite, cuidado.

Mas, há também o caso do fonema das vogais átonas que nem sempre são nítidas ao pronunciar uma palavra. Fato que contribui a erros gramaticais quando não se conhece a regra da língua escrita. Nesse caso, deve-se redobrar a atenção com as palavras que empregam em algumas sílabas a letra I. Por exemplo, serão grafadas com a letra I:

• Verbos que a sílaba final termine em UIR. Exemplo: diminuir (diminui), influir (influi), possuir (possui).
• Todas as palavras com o prefixo ANTI. Exemplo: antiestético, antiaéreo, antitetânico.
• Igualmente, pela norma culta da língua portuguesa serão grafados com I os vocábulos: aborígene, cimento, crânio, criação, criador, criar, displicência, displicente, erisipela, escárnio, incinerar, inclinação, inclinar, inigualável, lampião, pátio, penicilina, privilégio, requisito, silvícola.

20 palavras que começam com I:

Iate
Ibérico
Ibope
Idade
Idealizar
Idêntico
Ídolo
Igreja
Ileso
Ilha
Ilustre
Ilusão
Ímã
Imagem
Imitação
Imóvel
Imposto
Impopular
Impróprio
Impuro